Waterproofing with TPO membranes from KOSTER

 

TPO Membranes

 

O que é o TPO?

KÖSTER TPO Membranes
TPO é um acrônimo para poliolefina termoplástica e é um tipo de membrana de polimerica que utiliza soldadura térmica (ar quente) para unir as sobreposições. Este tipo de membrana foi originalmente desenvolvida na Alemanha nos anos 80 e é atualmente a membrana de crescimento mais rápido no mercado de membranas para coberturas e impermeabilização.

 

Quais são as vantagens do TPO?

Advantages of the KÖSTER TPO Membranes
Em comparação com outro tipo de membranas, a TPO combina várias vantagens, como o fato de não conter ingredientes tóxicos ou perigosos e, portanto, serem ambientalmente responsáveis, ou o fato das suas características refletivas de calor a tornarem altamente eficientes em termos energéticos.
Além disto, as membranas TPO são totalmente recicláveis, de modo que o impacto no meio ambiente é muito baixo, mas uma das melhores características é o fato de a TPO não conter plastificantes para ser flexível, como as membranas de PVC. A estrutura das poliolefinas é flexível e permanecerá flexível ao longo de todo o seu ciclo de vida, tendo benefícios exclusivos na durabilidade da membrana.

 

Todas as membranas TPO são iguais?

Specific TPO Membranes from KÖSTER
Não, cada fabricante tem sua própria receita com ingredientes e aditivos específicos que tornam cada marca um produto necessariamente diferente. Uma das diferenças mais importantes é o tipo de polímero usado para fabricar o produto. Pode ser baseado em PE (polietileno) ou PP (polipropileno). As membranas KOSTER TPO são baseadas em PE, mas também incluem vários outros elementos em sua receita para melhorar seu desempenho e oferecer ao mercado uma membrana de qualidade superior.

 

Qual é a diferença entre KOSTER TPO PE e outros TPO PP?

TPO PE Membranes from KÖSTER

Além das diferenças químicas entre estes dois tipos de polímeros, o importante é explicar as vantagens práticas do PE em comparação com o PP.
O PE é muito flexível, mas também combina uma resistência à tração muito alta e resistência à abrasão, tornando-o a opção ideal para uma membrana de cobertura que precisa ser resistente, mas ao mesmo tempo muito flexível. Outra vantagem importante é que o PE é mais resistente à radiação UV do que o PP. Isso também tem uma vantagem muito importante para uma membrana de cobertura, uma vez que normalmente é aplicada com exposição à luz direta do sol.
Em relação às temperaturas, o PE é o melhor polímero para resistir a temperaturas extremas. Especialmente as baixas temperaturas podem ser muito prejudiciais aos plásticos. À medida que a temperatura diminui, a maioria dos polímeros começa a endurecer e passam pelo que é conhecido como 'transição vítrea' (Tg) efetivamente sólidos com todas as propriedades do vidro, tornando-se muito duros e também muito frágeis, que origina a sua quebra e consequentes fissuras na membrana. Com uma transição de vidro em torno de -100 ºC, a membrana à base de PE é a melhor opção para resistir a temperaturas baixas ou extremamente baixas, por isso podemos dizer que é de longe a melhor escolha para climas de baixa temperatura.
Também as altas temperaturas podem causar o amolecimento prematuro dos materiais e fazê-los perder suas propriedades. À medida que a temperatura sobe, os polímeros amolecem e perdem sua capacidade de resistir ao impacto mecânico e em stress podem fissurar facilmente. Neste particular, o PE KOSTER utiliza um ponto de amolecimento similar ao PP, mas melhor que outros tipos de membranas como o PVC ou o betumimosos/ asfalticos.
Isso significa que o PE pode resistir melhor a uma amplitude de temperaturas mais ampla do que outro material usado para produzir membranas de impermeabilização e coberturas.
Outro aspecto importante é que os materiais de cobertura são normalmente expostos a agressões químicas e de poluição, e isso constitui outra vantagem do PE, que é resistente a quase todos os solventes, como ácidos, álcalis, álcool e óleo.

 

Por que escolher uma membrana TPO da KOSTER?

TPO Membranes made in Germany

A KOSTER é um dos mais antigos e ainda poucos fabricantes de TPO no mundo e tem quase 30 anos de experiência na produção de membranas termoplásticas de camada simples e dupla como membranas de coberturas e de impermeabilização. Isso dá-nos uma experiência sólida que muito poucos podem oferecer. Também, além das vantagens gerais de todas as membranas TPO, a KOSTER também agrega valor por ser uma das poucas que produz TPO à base de PE com todas as suas vantagens (a maioria dos concorrentes conhecidos produz TPO baseado em PP).
Mas, por fim, o KOSTER ainda oferece uma característica única em suas membranas. Ao contrário dos concorrentes, as camadas superior e inferior são produzidas usando o mesmo material de qualidade, conferindo à membrana uma perfeita estabilidade UV em toda a espessura e garantindo a soldagem mais perfeita e homogênea das sobreposições.

 

As membranas KOSTER TPO são utilizáveis apenas nos telhados?

TPO Membranes for drinking water tanks, tunnels, basements
Não, as membranas KOSTER TPO, como material impermeabilizante, podem ser utilizadas em diversos campos de aplicação, mas devido às suas características, tradicionalmente as coberturaas planas são a maior parte de seu uso, principalmente porque é o campo de aplicação mais exigente numa construção.
As membranas KOSTER TPO também são usadas em tanques de água potável, tanques de tratamento de água, tanques de tratamento de água, estruturas subterrâneas tais como túneis ou caves e uma grande variedade de técnicas de aplicação de coberturas como sistema solto sob lastro ou coberturas verdes / jardim, sistema de fixação mecânica, sistemas de colagem por linhas, colagem total e até uma membrana auto-adesiva especial, a KOSTER TPO SK.

 

 

FLL green roofs certification

TPO Membranes with FLL greein roofs certification
FLL certification is the most demanding roofing membrane test for approval to use under garden or green roofs. KÖSTER TPO membranes are officially approved for use under the soil, vegetation, and greenery by the Hochschule Weihenstephan-Triesdorf University of Applied Sciences, Institute of Horticulture, Freising, Germany.

 

Drinking water certification

Drinking water certification for TPO membranes
A água potável é o bem de consumo mais regulamentado na Alemanha. A membrana KÖSTER TPO Aqua é oficialmente aprovada para a impermeabilização de tanques de água potável pelo departamento de higiene para o Instituto em Gelsenkirchen, Alemanha.

 

 
 

 

 

 

Back

Top
Austria Brasil Bulgaria China Croatia Denmark Finland France Germany Ghana Greece Hungary Italy Japan Kazakhstan Korea Latvia Lebanon Mexico Netherlands Norway Panama Philippines Poland Portugal Romania Russia Senegal Serbia Slovakia Slovenia Thailand Turkey Ukraine United Kingdom United States of America