Notícias

14 anos depois - e a membrana KOSTER TPO está como nova!

A KÖSTER tem vindo a produzir membranas para coberturas desde os anos 80. Muitas membranas desta altura estão ainda hoje visíveis e intactas em muitas coberturas incluíndo a cobertura da própria fábrica da KÖSTER.

Enquanto as membranas KÖSTER TPO são reconhecidas pela sua durabilidade, não é comum que essas membranas sejam alvo de testes e análise em laboratório após um longo período de exposição em ambiente real. Em Julho de 2015, uma das coberturas da fábrica, instalada em 2001, foi desmantelada para obras de ampliação. O laboratório da KÖSTER BAUCHEMIE AG aproveitou a oportunidade para examinar como a membrana tinha mudado durante estes 14 anos.

Tipo de membrana:

TPO 2.0 mm

Ínicio da exposição à intempérie:

14.3.2001

Final da exposição à intempérie:

13.7.2015


Aparência exterior
Após a limpeza da membrana com pressão de água e detergentes domésticos, apenas restaram pequenos sinais visíveis.

Após um longo período, a membrana apresenta sinais de utilização normal, mas por outro lado apresentava-se em perfeitas condições. .


Valores de Resistência à Tensão
Os valores medidos mantêm-se excelentes após 14 anos. Em Julho 2015 os seguintes dados foram medidos:

Resistência longitudinal:

9,39 N/mm²

Resistência transversal:   

7,26 N/mm²

Alongamento à rutura longitudinal:

942%

Alongamento à rutura transversal:

875%

Extraordinariamente a membrana usada conseguiu ultrapassar os valores definidos pela declaração de performance da atual membrana KÖSTER TPO 2.0. Baseado nestas especificações, isto significa que esta membrana usada, poderia ser vendida ainda hoje, como nova!

O velho encontra o novo
Sem qualquer outra preparação, a não ser uma limpeza simples, uma membrana KÖSTER TPO 2.0 nova foi fundida na membrana usada com 14 anos a 600 °C a uma velocidade de 1,0 m/min.

O resultado foi impressionante: Não só a membrana usada uniu à nova como se fossem ambas novas, mas também a fusão/ união ficou perfeita, sem qualquer falha.
Em média a resistência ao arrancamento nas uniões atingiu 470 N/50 mm, sem nunca nenhuma medição ter ficado abaixo dos 400 N/50 mm.

Sumário
Os resultados obtidos provam a extraordinária durabilidade das membranas KOSTER TPO. Após 14 anos de exposição, a membrana está realmente como nova. A membrana não sofreu qualquer encohimento, fissuração ou quebra, logo não sofreu qualquer redução das suas propriedades. A membrana usada conseguiria passar as normas de qualidade e regulamentações atuais, sem qualquer dificuldade.

Uma vantagem chave das membranas KÖSTER TPO é a sua capacidade de ser soldada após grandes periodos de exposição sem grandes preparações. Isto reduz tempo e esforço em grandes projectos que duram meses ou anos para completar.

Neste caso, mesmo após 14 anos, a membrana mantém as suas capacidades de ligação intactas sem grande preparação. Adicionalmente qualquer ligação à membrana é possível para que caso seja necessário possam ser aplicados sem qualquer dificuldade.


 

Back

Top
Austria Bulgaria China Croatia Denmark Finland France Germany Ghana Greece Hungary Italy Japan Kazakhstan Korea Latvia Lebanon Mexico Netherlands Norway Panama Philippines Poland Portugal Romania Russia Senegal Serbia Slovakia Slovenia Thailand Turkey Ukraine United Kingdom United States of America